domingo, 28 de agosto de 2011

Onça-pintada

A onça pintada ou jaguar vive em savanas, florestas úmidas as margens de rios e ambientes campestres desde a Amazônia e Pantanal até os Pampas Gaúchos, vive em média 20 anos, e ela possui hábitos noturnos e é solidaria. O jaguar necessita pelo menos 2kg de alimento por dia.
Na época de reprodução, as onças perdem um pouco os hábitos individualistas e o casal demonstra certo apego, inclusive cooperando mutuamente na caça. Normalmente, o macho separa-se da fêmea antes dos filhotes nascerem.
Uma curiosidade é que a onça pintada é o único grande felino que não ruge juntamente com o guepardo, além disso, simulações biomecânicas mostraram que a mordida da onça é a mais potente dentre todos os felinos, superando a do tigre.
O ataque da onça acontece da seguinte forma move-se silenciosamente com a cabeça abaixada possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio.
Excelente caçadora e nadadora, costuma abater pacas, catetos, capivaras, veados até peixes, selecionando naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas. Pode também caçar macacos e aves. A onça é um bom pescador, agita a cauda sobre a superfície do rio para atrair o peixe que ela pega com uma patada. Como o tigre, ao contrario da maioria dos felinos, ela nada frequentemente atravessando rios e riachos.
Apesar de tão temida, foge da presença humana, e quando esses ataques acontecem geralmente estão relacionados á defesa dos filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo para se defender quando estão sendo caçadas. As onças têm sido muito caçadas por causa de sua bela pele. Como um caso recente no Pantanal, turistas estrangeiros pagavam 30 á 40 mil dólares para caçar ilegalmente no Pantanal de Mato Grosso do Sul e participavam de safáris, que eram feitos em uma fazenda em Aquidauana, localizada a 130 quilômetros de Campo Grande e de propriedade da falsa oportunista ambientalista Beatriz Rondon.
Hoje estão em extinção vários animais de beleza inexplicável, possivelmente no futuro corremos o risco de não ver essas raras belezas naturais do pantanal.











Fontes bibliográficas:
http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/

http://diariodebiologia.com/2009/04/curiosidades-sobre-a-onca-pintada/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/onca-pintada-2.php

Nome:Fernanda Garcez, Vanildo Soares, Ângela Camila, Juciana Larissa e Sabrina.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A ORCA E O GOLFINHO SÃO PARENTES?




A Orca e o Golfinho são parentes?

Sim, tanto é verdade que as orcas são consideradas golfinhos. Eles participam da ordem dos cetáceos e possuem características interessantes e essenciais para a vivência no mar.
Uma das semelhanças entre esses dois animais é possuir um crânio e um esqueleto muito forte.
Eles têm pulmão, glândulas mamárias e ainda por cima dormem.
A orca é confundida com a baleia, porém, uma das diferenças entre esses dois grandes animais é seu aparelho bucal: enquanto a baleia possui um tipo de coador que deixa a água passar e prende os pequenos animais que servem de alimento para elas, a orca possui dentes iguais aos dos golfinhos.
O golfinho e a orca são considerados predadores e possuem um sistema extraordinário de localização que se trata de um sistema acústico que permite a eles obter informações de outros animais ( geralmente sua presa ).
A orca é o segundo mamífero com maior distribuição geográfica ( logo após o homem) ela é encontrada em todos os oceanos.A orca é carnívora e se encontra no topo da cadeia alimentar, pode chegar a pesar 9 toneladas.
Os golfinhos, também chamados de delfins, possuem cerca de 37 espécies entre elas a Delphinus delphis é a mais comum. Eles são ótimos nadadores, podem chegar a cerca de 40 Km/h e saltar cerca de 5 metros acima do mar. Podem chegar a 30 anos de vida e dão a luz à um filhote de cada vez.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


GOLFINHOS

                                                 O Golfinho

Os golfinhos ou delfins são animais cetáceos pertencentes á família Delphinidae. São perfeitamente adaptados pra viver no ambiente aquático, sendo que existe 37 espécies conhecidas  de água salgada ou água doce. A espécie mais comum é a Delphi nus delfins.
 São nadadores privilegiados, ás vezes, saltam até cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de até 40km/h e mergulhar a grande profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão á luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como animais e humanos.
 Sua excelente inteligência é motivo de muitos escudos por parte dos cientistas. Em cativeiro é  possível treiná-los para executarem grande variedade de tarefas, algumas de grande complexidade. São extremamente brincalhões, pois nenhum animal, exceto o homem, tem uma variedade tão grande de comportamento que não estejam diretamente ligados ás atividades biológicas básicas, como alimentação e reprodução. Possuem o e utilizem para nadar por entre obstáculo ou para caçar suas presas. Extra ordinário sentido de eco localização ou biossonar ou ainda orientação por ecos, que utilizam para nadar por entre obstáculo ou para caçar suas presas.
 Os predadores dos golfinhos são os tubarões e principalmente o homem.Os pescadores de atuns, costumam procurar por golfinhos, que também os caçam, ocasiões em que ocorre um mutualismo.
 Em muitos locais do mundo os golfinhos são pescados, sendo o Japão um dos principais países onde esta pratica se mantém, embora os animais “pescados” neste pais seja muitas vezes vendidos para outros países, principalmente China e EUA.
 O principal motivo desta pesca é para alimentação, como um substituído para carne de baleia, quando estas começaram se tornarem “atrações” em parque a aquáticos, sendo que muitas pescas são organizadas para este fim.
 E mesmo os que “sobrevivem” a pescas, não estão garantidos,pois muitos não se adaptam a vida em cativeiro e acabem adoecendo ou mesmo morrendo, além de que a maioria dos parques marinhos não tem condições de suprir todas as necessidades destes animais.
 Uma pesquisa realizada nos EUA também demonstrou que a longevidade destes animais decai muito em cativeiro. Para piorar a situação, a reprodução deles em cativeiros é quase impossível, o que torna a pesca de golfinhos “indispensável”.
 Entre 700e 1,3 mil toninhas morrem em rede de pescas nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e no Uruguai, sendo dados dos instituto de Oceanografia da FURG. Ameaçadas de extinção, elas estão classificadas como vulneráveis na lista vermelha da (IUCN).
 Os golfinhos são caçados e alimentam-se de peixes e lulas, ,as alguns preferem moluscos e camarões. Muitos deles caçam em grupos e procuram os grandes cardumes de peixes. Cada espécie de peixe tem um ciclo anual de movimentos, e os golfinhos acompanham esses cardumes e por vezes parecem saber onde interceptá-los, presentes na urina e nas fezes.
 O golfinho possui o extraordinário sentidos de eco localização, trata-se de um sistema acústicos que lhe permite obter informações sobre um outros animais e o ambiente, pois consegue produzir sons de alta freqüência ou ultra-sônicos, na faia de 150 KHZ, sob a forma de cliques ou estalidos. Esses sons são gerados pelo ar inspirados e expirado através de um órgão existem no alto da cabeça, os sacos nasais ou aéreos.
 Quando o som atinge um objeto ou presa, parte é refletida de volta na forma de eco e é captado por um grande adiposo ou tecido especial no seu maxilar inferior ou mandíbula, sendo sons do cérebro transmitidos ao ouvido interno ou médico e daí para o cérebro. Grande parte do cérebro esta envolvida no processamento e na interpretação dessas informações acústicas pela eco localização.
 Assim que o eco recebido, o golfinho gera outro estalido. Quando mais perto esta do objeto que examina, mais rápido é o eco e com mais freqüência os estalidos são emitidos. O lapso temporal entre os estalidos permite os golfinhos identificar a distância que o separa do objeto ou presa em movimento.
 A eco localização dos golfinhos, além de permitir saber a distância do objeto e se o mesmo esta em movimento ou não, permite saber a textura, a densidade e o tamanho do objeto ou presa. Esses fatores tornam a eco localização do golfinho muito superior a qualquer sonar eletrônico inventado pelo se humano. A temperatura dele varia com a da água 28 a 30 C .
  Os golfinhos por serem mamíferos e apresentarem respiração pulmonar devem constantemente realizar a hematose a partir do oxigênio presente na atmosfera, tal fato obriga os golfinhos e muitos outros animais aquáticos dotados de respiração pulmonar a subirem constantemente á superfície. Uma da conseqüências desta condição é o sono baseado no principio da alteração dos hemisfério cerebrais no qual somente um hemisfério cerebral torna-se inconstante enquanto o outro hemisfério permanece consciente, capacitando a obtenção do oxigênio da superfície.





                  






                      





       

terça-feira, 16 de agosto de 2011

LONTRAS

Escola Municipal Armando Campos Belo
Professora: Geni Aragão
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 9º ano A
Alunas: Brenda Viana dos Santos, Carolaine Viana, Rosana Carvalho Pereira e Neriana Melo de Souza


Atividade: Artigo de divulgação científica

VOCÊ SABE O QUE É UMA LONTRA?

            Provavelmente muitas pessoas não sabem o que é uma lontra, apesar dela pertencer à lista de animais ameaçados de extinção. A redução da população das lontras deve-se sobretudo à poluição das águas e à destruição dos seus habitats naturais, além disso, à espécie é caçada pelo valor de sua pele, que é utilizada para confecção de casados ou para enfeitar vestidos ou chapéus.
            O nome científico da lontra é Lutra Longicaudis, ela é um animal que pertence a ordem carnívora. Ela habita a região de rios e lagos do nordeste do México ao Uruguai e na província de Buenos Aires, onde a existência de vegetação lhe permita construir abrigos.
            A lontra tem um pescoço reduzido, embora largo, e uns olhos pequenos e vivos, ladeados por duas pequenas orelhas. O focinho apresenta longos pêlos sensoriais – as vibrissas. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e afunilada suavemente até a ponta, constitui o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo simultaneamente de leme.
As patas são curtas e vigorosas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, o que propicia uma notação rápida e vigorosa. O pêlo é de cor castanha escura em quase todo o corpo, à exceção da região do ventre, que é mais clara. Possui uma mancha clara (creme ou branca) por debaixo do queixo e que se pode estender até a garganta. Quando nada a posição elevada das narinas e dos olhos permite-lhe manter-se a superfície sem ser notada.
Quando mergulha, os ouvidos e as fossas nasais são fechados hermeticamente, e ajusta a curvatura do cristalino, o que lhe permite a visualização de imagens focadas dentro e fora da água. A lontra têm hábitos crepusculares e noturnos, alimenta-se sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, repteis, aves aquáticas, mamíferos, insetos e crustáceos.
Pode reproduzir-se durante todo o ano, mas o acasalamento ocorre sobretudo na primavera e no final do inverno. A gestação é de 60 dias e nascem de 1 a 6 filhotes de cada vez. A fêmea da cria a seus filhotes na terra ou em pedras, os filhotes chegam a pesar de 120 a 160 g e desmamam com 6 meses de idade que permanecem com a mãe até a idade de um ano.
O macho mede em média 120 centímetros e pesa entre 9 e 15 kg, sendo a fêmea ligeiramente menor e mais leve. Vive entre seis a oito anos, não se lhe conhecendo predadores. A longevidade em cativeiro chega a 25 anos.


BIBLIOGRAFIA ON-LINE:



IMAGENS DE LONTRAS:

       

        









       

        








VOCÊ SABE O QUE É UMA LONTRA?

Escola Municipal Armando Campos Belo

Professora: Geni Aragão

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 9º ano A

Alunas: Brenda Viana dos Santos, Carolaine Viana, Rosana Carvalho Pereira e Neriana Melo de Souza


 


 

Atividade: Artigo de divulgação científica


 

VOCÊ SABE O QUE É UMA LONTRA?


 

    Provavelmente muitas pessoas não sabem o que é uma lontra, apesar dela pertencer à lista de animais ameaçados de extinção. A redução da população das lontras deve-se sobretudo à poluição das águas e à destruição dos seus habitats naturais, além disso, à espécie é caçada pelo valor de sua pele, que é utilizada para confecção de casados ou para enfeitar vestidos ou chapéus.

    O nome científico da lontra é Lutra Longicaudis, ela é um animal que pertence a ordem carnívora. Ela habita a região de rios e lagos do nordeste do México ao Uruguai e na província de Buenos Aires, onde a existência de vegetação lhe permita construir abrigos.

    A lontra tem um pescoço reduzido, embora largo, e uns olhos pequenos e vivos, ladeados por duas pequenas orelhas. O focinho apresenta longos pêlos sensoriais – as vibrissas. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e afunilada suavemente até a ponta, constitui o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo simultaneamente de leme.

As patas são curtas e vigorosas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, o que propicia uma notação rápida e vigorosa. O pêlo é de cor castanha escura em quase todo o corpo, à exceção da região do ventre, que é mais clara. Possui uma mancha clara (creme ou branca) por debaixo do queixo e que se pode estender até a garganta. Quando nada a posição elevada das narinas e dos olhos permite-lhe manter-se a superfície sem ser notada.

Quando mergulha, os ouvidos e as fossas nasais são fechados hermeticamente, e ajusta a curvatura do cristalino, o que lhe permite a visualização de imagens focadas dentro e fora da água. A lontra têm hábitos crepusculares e noturnos, alimenta-se sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, repteis, aves aquáticas, mamíferos, insetos e crustáceos.

Pode reproduzir-se durante todo o ano, mas o acasalamento ocorre sobretudo na primavera e no final do inverno. A gestação é de 60 dias e nascem de 1 a 6 filhotes de cada vez. A fêmea da cria a seus filhotes na terra ou em pedras, os filhotes chegam a pesar de 120 a 160 g e desmamam com 6 meses de idade que permanecem com a mãe até a idade de um ano.

O macho mede em média 120 centímetros e pesa entre 9 e 15 kg, sendo a fêmea ligeiramente menor e mais leve. Vive entre seis a oito anos, não se lhe conhecendo predadores. A longevidade em cativeiro chega a 25 anos.


 


 

BIBLIOGRAFIA ON-LINE:


 

http://www.bragancanet.pt/patrimonio/faunalontra.htm


 


 

IMAGENS DE LONTRAS:


 

    
 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

domingo, 7 de agosto de 2011

Por que este blog foi criado?

Este blog foi criado com o objetivo de que alunos do 9º ano da Escola Armando C. B divulguem seus textos de diferentes gêneros ao longo do segundo semestre de 2011.
Também é parte de um projeto de leitura e produção textual que  abordará diferentes gêneros, portanto será utilizado como um ambiente de aprendizado e interação entre alunos e professora.