terça-feira, 16 de agosto de 2011

VOCÊ SABE O QUE É UMA LONTRA?

Escola Municipal Armando Campos Belo

Professora: Geni Aragão

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 9º ano A

Alunas: Brenda Viana dos Santos, Carolaine Viana, Rosana Carvalho Pereira e Neriana Melo de Souza


 


 

Atividade: Artigo de divulgação científica


 

VOCÊ SABE O QUE É UMA LONTRA?


 

    Provavelmente muitas pessoas não sabem o que é uma lontra, apesar dela pertencer à lista de animais ameaçados de extinção. A redução da população das lontras deve-se sobretudo à poluição das águas e à destruição dos seus habitats naturais, além disso, à espécie é caçada pelo valor de sua pele, que é utilizada para confecção de casados ou para enfeitar vestidos ou chapéus.

    O nome científico da lontra é Lutra Longicaudis, ela é um animal que pertence a ordem carnívora. Ela habita a região de rios e lagos do nordeste do México ao Uruguai e na província de Buenos Aires, onde a existência de vegetação lhe permita construir abrigos.

    A lontra tem um pescoço reduzido, embora largo, e uns olhos pequenos e vivos, ladeados por duas pequenas orelhas. O focinho apresenta longos pêlos sensoriais – as vibrissas. A cauda é longa, espessa sendo achatada na base e afunilada suavemente até a ponta, constitui o principal órgão propulsor quando se movimenta dentro de água, servindo simultaneamente de leme.

As patas são curtas e vigorosas, com cinco dedos unidos por uma membrana interdigital, o que propicia uma notação rápida e vigorosa. O pêlo é de cor castanha escura em quase todo o corpo, à exceção da região do ventre, que é mais clara. Possui uma mancha clara (creme ou branca) por debaixo do queixo e que se pode estender até a garganta. Quando nada a posição elevada das narinas e dos olhos permite-lhe manter-se a superfície sem ser notada.

Quando mergulha, os ouvidos e as fossas nasais são fechados hermeticamente, e ajusta a curvatura do cristalino, o que lhe permite a visualização de imagens focadas dentro e fora da água. A lontra têm hábitos crepusculares e noturnos, alimenta-se sobretudo de peixe, embora também possa consumir anfíbios, repteis, aves aquáticas, mamíferos, insetos e crustáceos.

Pode reproduzir-se durante todo o ano, mas o acasalamento ocorre sobretudo na primavera e no final do inverno. A gestação é de 60 dias e nascem de 1 a 6 filhotes de cada vez. A fêmea da cria a seus filhotes na terra ou em pedras, os filhotes chegam a pesar de 120 a 160 g e desmamam com 6 meses de idade que permanecem com a mãe até a idade de um ano.

O macho mede em média 120 centímetros e pesa entre 9 e 15 kg, sendo a fêmea ligeiramente menor e mais leve. Vive entre seis a oito anos, não se lhe conhecendo predadores. A longevidade em cativeiro chega a 25 anos.


 


 

BIBLIOGRAFIA ON-LINE:


 

http://www.bragancanet.pt/patrimonio/faunalontra.htm


 


 

IMAGENS DE LONTRAS:


 

    
 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário