domingo, 28 de agosto de 2011

Onça-pintada

A onça pintada ou jaguar vive em savanas, florestas úmidas as margens de rios e ambientes campestres desde a Amazônia e Pantanal até os Pampas Gaúchos, vive em média 20 anos, e ela possui hábitos noturnos e é solidaria. O jaguar necessita pelo menos 2kg de alimento por dia.
Na época de reprodução, as onças perdem um pouco os hábitos individualistas e o casal demonstra certo apego, inclusive cooperando mutuamente na caça. Normalmente, o macho separa-se da fêmea antes dos filhotes nascerem.
Uma curiosidade é que a onça pintada é o único grande felino que não ruge juntamente com o guepardo, além disso, simulações biomecânicas mostraram que a mordida da onça é a mais potente dentre todos os felinos, superando a do tigre.
O ataque da onça acontece da seguinte forma move-se silenciosamente com a cabeça abaixada possui mandíbulas muito fortes e, por isso, atacam suas vítimas mordendo na região do crânio.
Excelente caçadora e nadadora, costuma abater pacas, catetos, capivaras, veados até peixes, selecionando naturalmente as presas mais fáceis de serem abatidas. Pode também caçar macacos e aves. A onça é um bom pescador, agita a cauda sobre a superfície do rio para atrair o peixe que ela pega com uma patada. Como o tigre, ao contrario da maioria dos felinos, ela nada frequentemente atravessando rios e riachos.
Apesar de tão temida, foge da presença humana, e quando esses ataques acontecem geralmente estão relacionados á defesa dos filhotes, de presas recém abatidas ou até mesmo para se defender quando estão sendo caçadas. As onças têm sido muito caçadas por causa de sua bela pele. Como um caso recente no Pantanal, turistas estrangeiros pagavam 30 á 40 mil dólares para caçar ilegalmente no Pantanal de Mato Grosso do Sul e participavam de safáris, que eram feitos em uma fazenda em Aquidauana, localizada a 130 quilômetros de Campo Grande e de propriedade da falsa oportunista ambientalista Beatriz Rondon.
Hoje estão em extinção vários animais de beleza inexplicável, possivelmente no futuro corremos o risco de não ver essas raras belezas naturais do pantanal.











Fontes bibliográficas:
http://www.infoescola.com/mamiferos/onca-pintada/

http://diariodebiologia.com/2009/04/curiosidades-sobre-a-onca-pintada/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/onca-pintada-2.php

Nome:Fernanda Garcez, Vanildo Soares, Ângela Camila, Juciana Larissa e Sabrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário